Curiosities
Women's football in Brazil: championships, teams, highlights and challenges
O futebol feminino no Brasil está em ascensão, com talentosas jogadoras conquistando espaço e reconhecimento. Saiba mais sobre
Advertisement
Saiba Mais Sobre O Crescimento do Futebol Feminino no Brasil
O futebol feminino no Brasil tem cada vez mais espaço na mídia e no coração dos torcedores. Ainda que não tenha o destaque ideal e merecido, ele é uma modalidade que apresenta um crescimento exponencial.
As jogadoras brasileiras, cabe destacar, não deixam a desejar em nada em relação ao talento e destreza dos homens em campo. Elas também contam com toda a ginga, conhecimento e paixão pelo esporte que os seus pares masculinos.
Se você quer saber mais sobre a categoria feminina de futebol, seus campeonatos, jogadoras e times, está no lugar certo.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre o tema e se apaixone de vez pelo futebol das mulheres brasileiras!
Quais são os principais campeonatos femininos de futebol no Brasil?
O Brasil possui alguns importantes campeonatos de futebol para mulheres. De modo geral, eles seguem a mesma lógica das competições masculinas.
Portanto, incluem o Campeonato Brasileiro, os Campeonatos Estaduais e a Copa do Brasil. A seguir, conheça mais sobre cada um deles!
Esta é a principal competição nacional do futebol feminino. Ela conta com duas divisões, apenas.
Diferentemente do futebol masculino, não se tratam das séries A e B, pois as duas são A, sendo classificadas por números.
A Série A-1 conta com 16 times. Já a Série A-2 reúne 16 equipes na competição. O campeonato é organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e define o campeão nacional.
Assim como ocorre no futebol masculino, quem ocupar a lanterna da série A-1 passará, no próximo ciclo, a fazer parte do grupo A-2.
Já aqueles melhores classificados na série A-2 são promovidos e passam, no próximo ano, à divisão A-1.
Esta é a segunda competição de futebol feminno mais importante do Brasil. Ela reúne 32 times com origem em todo o Brasil.
Quem vence este campeonato garante uma vaga na Copa Libertadores da América Feminina.
Por fim, também existem os Campeonatos Estaduais. Eles ajudam no fortalecimento da identificação regional, assim como movem paixões.
Cada estado organiza seu próprio campeonato feminino, incluindo o calendário e o formato.
Quem são as principais jogadoras que já passaram pelo futebol feminino no Brasil ?
O futebol feminino do Brasil conta com verdadeiras estrelas. Elas têm fama no mundo todo e revolucionaram o esporte.
Enquanto algumas atuaram ou atuam no Brasil, outras fizeram carreira internacional. Veja, abaixo, as principais jogadoras do país, independentemente de estarem na ativa ou não:
Marta
Marta foi considerada a melhor jogadora do mundo seis vezes pela FIFA, além de nomear um prêmio mundial de grande importância.
Sem dúvidas, Marta é uma das jogadoras mais importantes do futebol feminino mundial. Atua como atacante e atualmente joga pelo Orlando Pride (EUA).
É famosa por ser uma referência dentro e fora de campo, especialmente pela luta em favor da igualdade de gênero no esporte.
Debinha
Atacante do North Carolina Courage (EUA), Debinha é conhecida por sua velocidade, drible e habilidade. Foi eleita a melhor jogadora da Copa América Feminina em 2018 e 2022.
Formiga
Se colocarmso o nome da certidão de nascimento desta jogadora aqui, você provavelmente não vai saber quem é. Formiga é o apelido da jogadora Miraildes Maciel Mota.
Meio-campista experiente, Formiga é a jogadora com mais jogos pela seleção brasileira na história. Ela soma mais de 200 partidas com a camisa amarelinha.
Cristiane Rozeira
Atacante do Santos, Cristiane é a maior artilheira da seleção brasileira, com mais de 150 gols. Seus destaques incluem a força física e faro de gol.
Tamires Dias
Lateral-esquerda do Corinthians, Tamires é um dos pilares da seleção brasileira.
Existem alguns times que se destacam nos campeonatos nacionais do futebol feminino brasileiro. São eles:
- Corinthians: o Corinthians é o maior campeão do Campeonato Brasileiro Feminino;
- Palmeiras: atual campeão do Campeonato Brasileiro Feminino, conquistou o título em 2022. Também foi campeão da Copa do Brasil Feminina em 2020;
- São Paulo: um dos times mais tradicionais do futebol feminino brasileiro. O time foi campeão do Campeonato Brasileiro Feminino em 2012 e 2014;
- Ferroviária: Ferroviária é o nome de um dos times mais regulares do futebol feminino brasileiro. Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro Feminino em 2019, 2020 e 2022;
- Flamengo: o Flamengo é um dos times que mais investem no futebol feminino no Brasil e foi vice-campeão da Copa do Brasil Feminina em 2021.
- Internacional: O time feminino do Internacional, mais conhecido como Gurias Coloradas, vem em uma crescente nos últimos anos. Fundado em 1983, o time já foi campeão gaúcho 12 vezes, e em 2023, fez sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro Feminino, terminando na 4ª colocação.
Seleção brasileira de futebol feminino: curiosidades
Não é possível falar sobre o futebol feminino no Brasil sem citar a seleção brasileira feminina. Afinal, trata-se da reunião das maiores estrelas brasileiras para representar o país no campeonato mundial.
A seleção feminina brasileira já teve muitas conquistas e segue sendo uma grande promessa do futebol mundial. Embora seus resultados na última Copa do Mundo, de 2023, tenham deixado a desejar, a equipe brilha em campo e promete crescer ainda mais.
A primeira participação de uma equipe feminina do Brasil na Copa do Mundo de Futebol ocorreu em 1991. Aliás, este foi o ano de estreia da competição feminina. Desde então, a seleção brasileira participou de todas as edições do campeonato.
Os melhores resultados foram obtidos em 2007, quando o Brasil conquistou o segundo lugar na competição, um feito histórico para a equipe. A esta conquista segue a de 1999, quando o grupo brasileiro ficou em terceiro lugar.
O futebol feminino brasileiro oferece talentos, jogadas maravilhosas e muita emoção. Todavia, ainda enfrenta obstáculos que barram o seu devido reconhecimento.
Infelizmente, o futebol feminino ainda recebe muito menos investimento do que a categoria masculina. Isso não se limita apenas ao orçamento dos times e aos salários das jogadoras, mas no próprio apoio de marcas e de divulgação do esporte.
A maioria dos times femininos ainda não tem estrutura profissional adequada, com exceção dos grandes. Por isso, lidam com a carência de campos de treinamento, equipamentos e profissionais qualificados.
O futebol feminino ainda tem pouca visibilidade na mídia, o que dificulta a atração de novos investimentos e torcedores. Contudo, a exibição dos jogos em rede aberta nacional está mudando esse cenário.
O machismo ainda é um grande problema no futebol feminino, com as jogadoras sendo frequentemente vítimas de preconceito e discriminação, apesar do seu talento e destreza nos campos.
E se quiser saber mais sobre esportes no Brasil e no mundo, acompanhe tudo com a gente aqui no Mr. Sports!
About the author / Aline Mesquita
Trending Topics
Table Tennis: The Growth of the Sport in Brazil
Learn all about the growth of table tennis in Brazil, its talents, history, and the prospects for this fun sport.
Keep ReadingYoga and well-being: relieve chronic pain with practice
Strengthen your muscles, reduce stress and anxiety and improve your posture with the ancient practice of Yoga and well-being.
Keep ReadingPilates for Athletes: How to Get Started and the Benefits
Boost your athletic performance with Pilates! Learn how to strengthen your body and mind, and find out why athletes are embracing Pilates.
Keep ReadingYou may also like
Olympics 2024: Watch the Olympic Games Live
Discover the best apps and channels to watch the Olympics in real time and don't miss any moment of the action!
Keep ReadingWatch Football Online: See How!
Transform your experience when watching football online! Learn how to use the apps and follow the games and highlights directly on your cell phone!
Keep ReadingWatch Major League Soccer Live
Find the best apps to watch MLS games live and with excellent broadcast quality.
Keep Reading